Brasil fortalece sua Base Industrial de Defesa em encontro estratégico com Embaixadas e ONU

Evento organizado pelo Ministério da Defesa e a ABIMDE conecta empresas brasileiras a mercados internacionais

No dia 29 de agosto de 2024, Brasília foi palco de dois eventos estratégicos organizados pelo Ministério da Defesa (MD), através da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), e contou com o apoio do convênio firmado entre a ApexBrasil e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança ( ABIMDE). O 2º Brazilian Defense Day Embaixadas (BDD), seguido do 1º Seminário de Negócios da Organização das Nações Unidas (ONU), reuniu um público diversificado, incluindo representantes diplomáticos e militares de 66 países, empresários brasileiros do setor de defesa e segurança, além de autoridades governamentais.

No Brazilian Defense Day Embaixadas, as empresas brasileiras apresentaram suas soluções de defesa para um público internacional, promovendo diálogo e a troca de informações que resultarão em negócios e parcerias futuros. O Presidente-Executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli, conduziu as apresentações, organizadas em três blocos, intercalados por sessões de networking e reuniões bilaterais, que permitiram contatos diretos entre empresários e representantes estrangeiros.

As primeiras empresas a se apresentarem foram: o Grupo Inbra, Kryptus, Akaer, CSD Componentes, ISG participações, Atech, IT4D Soluções, Cinadra, AEQ, DMD Equipamentos, DIGEX MRO, Nicolletti, A3 Engenharia, Adtech, Helibras, Blue Sky, Siatt e Ael Sistemas. Em seguida, a segunda parte incluiu empresas como a Emgepron, Embraer, Mac Jee, Avionics, Aerotech, Arko Advice, CLM Informática, M&K Logistics, Dupont, WaveComm Tech, Saab, Gespi, Ocellott, Taurus, Sarkar Tactical, New Expo Logística, Leonardo do Brasil e IACIT. Por fim, o terceiro bloco contou com a CBC, Villares Metals, Flexprin, Omnisys Engenharia, Poly Defensor, Safran, Protecta, Iveco (IDV), Imbel, Simtech, Altave, Glagio do Brasil, Action Cargo, Orbital Engenharia, Helisul, Avibras, Xmobots, Hex360, Força e Defesa Consultoria, Condor, Vertical do Ponto, Algemas Brasil e Polidesign. Todo o conteúdo foi consolidado e disponibilizado de forma digital para o público-alvo.

Dando continuidade as parcerias internacionais, o evento prosseguiu com o 1º Seminário de Negócios da ONU, que foi uma plataforma para as empresas brasileiras conhecerem os processos de aquisição da Organização das Nações Unidas e se cadastrarem no United Nations Global Marketplace (UNGM). Essa iniciativa busca expandir a participação do Brasil nas compras da ONU, que movimentaram cerca de US$ 3 bilhões entre 2022 e 2023. A palestrante Neris M. Báez García de Mazorra, diretora da Divisão de Aquisições da organização, conduziu uma palestra informativa sobre como as empresas brasileiras podem se tornar fornecedoras globais, com ênfase na adesão a práticas sustentáveis que atendam aos padrões internacionais.

Para o Presidente do Conselho de Administração da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, os eventos reafirmaram a capacidade da base industrial de defesa em fornecer produtos altamente qualificados. “O Brasil exporta para quase todos os países do mundo. O sucesso da nossa indústria está diretamente relacionado à densidade tecnológica e à competitividade das empresas, que são reconhecidas pela capacidade de oferecer soluções personalizadas”, destacou.

O Almirante Ricardo Yukio Iamaguchi, Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa da SEPROD, reforçou a relevância dessas iniciativas para a ampliação das exportações do setor. “Este encontro foi uma oportunidade valiosa para que as empresas brasileiras compreendessem melhor como se posicionar no mercado internacional e se cadastrarem no sistema de compras da ONU. Nossa expectativa é que essas ações contribuam para o fortalecimento da indústria de defesa nacional”, disse.

O Secretário de Produtos de Defesa, Tenente-Brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues, afirmou que o evento superou as expectativas em termos de participação e resultados. “Tivemos diversas apresentações e trocas de informações que, certamente, se transformarão em oportunidades concretas. Essa iniciativa tem se mostrado altamente vitoriosa e merece continuidade, pelos resultados consistentes que tem proporcionado ao longo do tempo”, afirmou o Tenente-Brigadeiro.

Ele também ressaltou a necessidade de aproximar a indústria brasileira dos processos de compra da ONU, enfatizando a busca da organização por parceiros comprometidos com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “Estamos otimistas de que essa aproximação trará benefícios significativos para nossas empresas”, concluiu.

A realização desses eventos destaca para os países participantes o potencial da indústria de defesa brasileira, ressaltando sua capacidade tecnológica e competitiva, além de consolidar a posição do Brasil como um player importante no mercado internacional de defesa.  Para ter acesso as apresentações da Diretora da Divisão de Aquisições da ONU, Neris M. Báez García de Mazorra, acesse os links abaixo:

Doing Business with the United Nations
https://abimde.org.br/media/download/Doing_Business_with_the_United_Nations.pdf

United Nations Global Marketplace – ONU
https://abimde.org.br/media/download/United_Nations_Global_Marketplace_ONU.pdf

Com imagens de Érico Alves e Hisaac Gomes, do Ministério da Defesa.

Fonte: Portal BIDS